segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

MANDATO CONTROVERSIAL

http://portalpineal.blogspot.com.br/2012/02/la-carcel-de-la-mente-de-hamurena.html


El rol de un escritor no es decir lo que todos podemos decir, sino lo que no somos capaces de decir





Antes de mais nada, é necessário assinalar a premissa de que os elementos irracionais que, exagerados até a invasão total, constituem o surrealismo que poderíamos chamar típico se dá em formas subjacentes em quase todas as obras de arte e, em atitudes expressas e importantes, nos modelos animistas tais como as plásticas orientais e proto-históricas, os retablos do romantismo e do gótico, etc., isto é, quando o sentimento metafísico invade a concepção do universo, mas com uma paixão e uma qualidade de dimensões psíquicas que exigem a interpretação chamada controversial.



A distinção estabelece um horizonte novo, o pensamento deve orientar-se para uma dissolução entre sujeito e cosmos da qual ambos ressurjam cada vez modificados. A mediação entre este mundo e o outro é um acontecimento instantâneo, o pensamento se funda a cada vez que é pensado, sua possibilidade de fulgurar como único é irrepetível e impossível de aplicar e transladar.



Tais os mecanismos sempre implícitos em toda criatura que se propõe a ensaiar o próprio pensamento diretamente na  frigideira social. E só: sem se esconder por trás da aceitação de rebanho ou escudo nenhum.



Com respeito a esse horizonte, o pensamento corre ainda o risco de cair enganchado na malha de conhecimentos herdados e recodificações mentirosas e mal-intencionadas que anulam o inefável e o distintivo que porta cada ser humano. Risco de que o pensamento não seja mais que um reflexo obediente dos sistemas de crenças das sociedades em que se constitui. Este modo de proceder del hombre lo aliena de su condición de tal, lo homogeniza y sólo permite la repetición de esa doxa que pasa a través de seres indiferentes y mudos. Quienes reducen el pensar a esta mera actividad acumulativa y repetitiva:

...transcurrirán de la cuna a la tumba amordazados por convenciones políticas, éticas, estéticas, etcétera, casi muy inconvenientes, muy a menudo opuestas a la especial energía que es su persona. (MURENA;1971:10)



 ' O problema será então o de manter uma direcção geral sem se apoiar em nenhuma forma dada ou transmitida, incluindo as do passado, que são autenticamente tradicionais mas que pertencem já à História. A continuidade não poderá ser mantida senão num plano por assim dizer existencial, ou, mais precisamente, ígneo (fogo de manas: INTELECTO) ou sob a forma de uma expansão de consciência ou ruptura de nível ininterrupta, que vai descrevendo enormes círculos de fogo cósmico silencioso em volta de cada pensamento.



É necessário um " MANDATO CONTROVERSIAL ( en esencia identico ao de ARTAUD, mas SOLAR) para quebrar essa fixação: é quando o sentimento metafísico invade a concepção do universo, mas com uma paixão e uma qualidade de dimensões psíquicas que exigem a interpretação chamada controversial .No começo, este mandato é exercido de forma quase totalmente telepática, por questão de segurança física e psicológica do ENVIADO; ele lhe dá o mesmo direito á linguagem religiosa ou a formulação teológica: ''um certo direito ao excessivo, inclusive ao absurdo, simbólico e descodificante' (Schuon.OP.CIT.p.47) Sobram em Ionesco o uso de koans zen -análogos ás perguntas ininteligíveis, umas mais herméticas outras mais paradoxais mas todas finalmente ininteligíveis para efeitos quânticos do pensamento, outras da Maçonaría até o século XVIII:"...fórmulas por sua vez insensatas e explosivas , destinadas a implodir a correnteza de hábitos mentais ou diálogo interno ininterrupto, que impede a Visão Real"(Schuon.OP.CIT.p.47)



Há a necessidade de um " mandato " controversial ( en esencia identico ao de ARTAUD, mas TOTALMENTE SOLAR)



Vamos a abofetear a Ulises(:)





Campbell vê na figura arquetípica do herói, aquele que conseguiu vencer suas

limitações históricas, pessoais e locais e alcançar formas válidas e humanas. Essas

pessoas têm visões e inspirações vindas das fontes primárias da vida e do pensamento

humano; os heróis falam da fonte inesgotável por meio da qual a sociedade renasce e

não da sociedade e psique atuais, as quais se encontram em estado de desintegração.



(...)



¿Es Ud. geometra? AMADEO O...ACTO III (Ya veremos que esta pregunta junto a otras formulas rituales masonicas como "No se leer...escribir"-EL REY SE MUERE...p.41-"...deletreando B-e..."-p-42- o simbolicas como "LOS ARQUITECTOS HABIAN CONSTRUIDO UN TEMPLO SOBRE LAS OLAS" -



-, mas la declaracion de Ionesco:"Soy un modesto artesano, una especie de ALBAÑIL..."



(...)


Post Scriptum:.

Na teosofia, Manas (da raiz do sânscrito, man, pensar), é o reflexo do 5º princípio na constituição setenária do Homem e é de natureza dual. Manas na sua essência mais elevada (Manas superior) é o "pensador" em nós, nossa verdadeira e divina mente, o Ego humano (não confundir com o ego definido pela psicologia). Manas inferior é definido como corpo mental que tem a tendência de se aliar ao desejo (Kama). Manas tem a função de unir a parte animal (quaternário inferior, formado por Kâma Rupa, Prâna, Linga Sharira e Sthula Sharira) à Atman-Budhi - a parte espiritual.

Manas é dividido em Manas superior e Manas inferior, unidos pelo Antahkarana.

De acordo com os escritos rosacrucianos de Max Heindel [1], a mente é a ultima aquisição do espírito humano e está associado à Região do Pensamento Concreto (inferior) do Mundo do Pensamento (Plano mental [2] na teosofia); enquanto que na Região do Pensamento Abstracto (superior) se localiza o 3º aspecto do tríplice Ego (Espírito, Eu Superior ou Centelha Divina), designado por Espírito Humano. A mente não é ainda um corpo organizado e na maior parte dos indivíduos é uma espécie de nuvem disposta na região da cabeça. A mente funciona como o link ou focus entre o tríplice espírito e o tríplice corpo [3], mas como uma reflexão invertida [4]. Heindel refere que para o clarividente treinado parece haver um espaço vazio no centro da testa imediatamente a seguir e entre as sobrancelhas; esse espaço parece como a parte azul de uma chama de gás, mas nem o mais dotado clarividente pode penetrar nesse véu, também designado por "O Véu de Isís".http://pt.wikipedia.org/wiki/Manas

Nenhum comentário:

Postar um comentário