quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PEDRA ANGULAR

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Santa Catarina de Siena teve uma visão de Cristo na forma de ponte e Rumi a
tribui a Cristo as seguintes palavras: "Para os verdadeiros crentes eu me transformo numa ponte que atravessa o mar".

Num livro notável intitulado Consider the lilies, how they grow (Vede como crescem os lírios, Mateus 6,28), publicado pela Sociedade de Folclore Alemão da Pennsylvania em 1937, vemos que durante muito tempo Stoudt, cuja interpretação da arte alemã da Pennsylvania se baseia totalmente nas "manifestações históricas da religião mística" (com ênfase especial a Jacob Boehme, Dante, São Bernardo e a Bíblia), ficou intrigado com o motivo decorativo em forma de diamante (losango), até que encontrou nos trabalhos de Alexander Mach uma passagem em que "Cristo era denominado Eckstein", de forma coerente com os textos bíblicos. Percebeu então que em alemão a palavra que indica diamante é a mesma que indica pedra fundamental ou pedra angular (p. 76). Aparece em tampas de fogão e com relação a isto Stoudt menciona com muita propriedade a instrução dada por Clemente de Alexandria aos cristãos primitivos, no sentido de colocarem os símbolos de Cristo nos utensílios domésticos.

Até aqui está tudo muito bem. Mas podemos ir mais adiante e indagar em que sentido Cristo é mencionado como diamante e Pedra Fundamental ou, mais literalmente, pedra angular.1 No Salmo 118,22; Mateus 21,42; Lucas 22,17 temos: "A mesma pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular" (kephalen gonias, caput anguli); em Efésios 2,20 temos "... com o próprio Cristo por pedra angular" (ontos akrogoniaiou autou krisou Iesou ou ipso summo angulari lapide Christo Jesu); o texto continua e diz: "n'Ele qualquer construção bem ajustada (synarmodogomene), constructa = sam-skrta em sânscrito) cresce para formar um templo santo (eis naon agion) no Senhor, em união com o Qual também vós estais integrados na construção (coedificamini) para vos tornardes, no Espírito, a morada de Deus" (en Pneumati = atmani em sânscrito). A intenção evidente deste trecho é pintar Cristo como o princípio sem igual do qual depende todo o edifício da Igreja. O princípio de qualquer coisa não está nem entre outras partes dela nem na totalidade das partes, está onde todas as partes estão reduzidas a uma unidade, sem composição. Esta figura tem paralelo na figura da participação do Corpo Místico de Cristo. Mas uma "pedra angular" no sentido aceito de pedra situada no canto de uma edificação, por mais importante que seja, e até se tivermos a intenção de levar em conta uma pedra angular especial, é apenas uma de quatro apoios iguais; não podemos falar logicamente de uma determinada pedra angular, e qualquer pedra angular mais reflete do que realmente é o princípio dominante de uma edificação. Começamos a suspeitar que o significado de pedra angular talvez tenha sido mal-entendido e o conceito de que "todos os homens estão unidos numa construção", não pode ser interpretado como pedra angular no sentido de uma pedra situada no canto ou na quina da edificação.

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