sábado, 15 de junho de 2013

QUINTO SOL

 
Como homem de outra cultura e como representante de uma época ecumênica, Castañeda não se "resignou" a ser apenas mais um repositório oculto de uma cultura antiga, tornando-se antes um divulgador para o mundo, fiel nisto ao espírito acadêmico, o que foi aceito por seus mentores místicos como uma decisão do destino. Já os seus tutores de formação moderna não aceitaram tão bem este envolvimento profundo com outra cultura, algo geralmente considerado como de uma ousadia intolerável, gerando certo ostracismo de que o autor se ressentiria.
Os meios acadêmicos sempre veem as culturas antigas como "primárias", e não admitem envolvimentos sérios por parte do estudioso moderno. Isto soa ameaçador ou desprezível. De qualquer forma, infelizmente o preconceito fala mais alto.
Mas a verdade é que esta atitude de síntese de Castañeda teve uma importância ainda insuspeita para a "história das religiões" e até na formação de uma nova mentalidade, sendo necessária ao homem de amanhã. /.../69

LAWS
Luís Augusto Weber Salvi fala muito bem sobre a forma como os preconceitos atuaram, e ainda tentam barrar a mensagem de Carlos Castaneda, e o quanto ela é importante para o homem de amanhã, e de hoje.
Na mesma obra, Luís Augusto nos esclarece sobre quem eram e qual a importância dos toltecas, na sua visão, que sim, é mística (ele tem vários outros livros sobre outros aspectos esotéricos):

Os toltecas representaram muito provavelmente a expressão máxima da cultura pré-colombiana na sua complexidade e nos seus dramas. Nenhuma outra teve tamanha vitalidade, prova disto é que, de um modo ou de outro, têm chegado aos nossos dias através de certas linhagens xamânicas, sobrevivendo e se adaptando através dos séculos, até mesmo à intensa aculturação iniciada após a Conquista.
A palavra tolteca significa "povo de Tula", nome da cidade mais importante por eles criada e sede da dinastia de seu deus, Quetzalcóatl. Herdeiro de uma riquíssima tradição cultural e responsável pela abertura de um novo ciclo cultural - o do "Quinto Sol" -, o povo de Tula representou a nova síntese pós-clássica, abrindo a "era dos guerreiros" -palavra que para eles tinha um duplo significado, espiritual e material. Mais que isto, muito do que criaram em arquitetura, calendário e mitologia, serviu não apenas como modelo para toda aquela região, como também dinamizaria os futuros cânones culturais, por vezes levando até a marca da profecia.70





(...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário