sábado, 19 de outubro de 2013

Os fogos e as iniciações

 
 
A Ciência dos Fogos constitui a essência do Ocultismo Prático. A Alquimia trata, com efeito, do assunto, através de sua rebuscada simbologia, que buscava véus para tratar de revelar mistérios tão secretos e sagrados, mas também proibidos então.

A Ciência Moderna oferece hoje elementos muito interessantes para compor uma vera Analogia com os processos da iniciação; e a Analogia bem aplicada tem valor de Ciência Tradicional, segundo a premissa de que “assim como é em cima é em baixo”, etc. A formação das estrelas –ou dos sistemas solares-, por exemplo, possui muitos elementos em comum com os mecanismos da iniciação e da iluminação.



Por exemplo: a seqüência de captação de poeira cósmica, concentração de materiais, irradiação de energias e organização do sistema, pode ser perfeitamente equiparado às etapas da meditação, tal como apresenta a Astanga Yoga de Patânjali, especialmente as etapas mentais chamadas Samyama, contendo (abstração,) concentração, meditação e samadhi.


E quando a Física quântica evoca o papel do observador para ver a luz como onda ou partícula, na verdade ela está cooptando ainda apenas a percepção média da energia cósmica, pois mentes mais treinadas poderiam ver a energia de forma ainda mais apurada.

Helena P. Blavatsky realizou um levantamento das energias cósmicas através da sua Doutrina Secreta, que depois Alice A. Bailey inventariou e organizou no seu magistral “Tratado sobre Fogo Cósmico”. Basicamente, se trata dos fogos por-fricção, o solar-magnético e o elétrico. Estes fogos integram as três correntes de Kundalini, idêntico ao caduceu de Hermes, abaixo (onde as asas são o Ajna Chakra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário